Francisco Reboredo Mosquera
Nasceu no dia 14 de Setembro de 1914 em Buenos Aires, Argentina.
Chegou a Portugal em 1937 para se estrear com a camisola do Futebol Clube do Porto no dia 1 de Março, numa partida contra o Leixões S.C., e ainda a tempo de fazer parte do plantel portista que venceu o Campeonato de Portugal depois da vitória na final, em Coimbra, sobre o Sporting C.P. por 4-2.
Na temporada de 1938/39 os Dragões foram os vencedores do primeiro Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com Reboredo a ser uma das figuras da equipa orientada por Siska.
Em 1941/42 mudou-se para Espanha para ingressar no R.C. Deportiva da Coruña, clube que representou durante cinco temporadas até terminar a carreira de futebolista em 1948.
Seguiu mais tarde a carreira de treinador. Voltou ao F.C. Porto onde foi durante vários anos o responsável pelos juvenis. Assumiu o comando técnico da equipa principal portista em 1949/50 e também em 1961/62.
Na temporada seguinte foi treinar o V. Setúbal para depois rumar a Alvalade onde fez parte da equipa técnica que levou o Sporting C.P. à vitória na Taça dos Vencedores das Taças.
Palmarés
1 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de Portugal
Em janeiro de 1962 Francisco Reboredo seguiu o hungaro György "Jorge" Orth, que morreu depois da 12ª jornada, e comandou o time até o fim da temporada com o Porto vice campeão após de Sporting.
ResponderEliminar