domingo, 6 de novembro de 2011

VALDEMAR MOTA 1920-30

Waldemar Mota da Fonseca

Nasceu no dia 18 de Março de 1906.

Foi médio/extremo direito de elevada qualidade que representou o Futebol Clube do Porto nas décadas de 20 e 30.

Foi o primeiro atleta do F.C. Porto a participar nos Jogos Olímpicos, nomeadamente os Jogo Olímpicos de Amesterdão de 1928, em representação de Portugal e marcou o primeiro golo da Selecção contra o Chile nessa competição.

Vestiu a camisola da Selecção Nacional por 21 vezes e em uma dessas vezes marcou 3 golos contra a Selecção de Itália, um jogo que Portugal venceu por 4-1.

No Futebol Clube do Porto desde os iniciados, Valdemar Mota já como sénior, fez parte da equipa treinada por Joseph Szabo que durante as épocas de: 1927/28 e 1934/35, venceu 1 Campeonato da Liga, 1 Campeonato de Portugal e 8 Campeonatos do Porto.Formou juntamente com Pinga e Acácio Mesquita o célebre meio-campo do equipa portista que ficou apelidado de “os três diabos do meio-dia” depois do F.C. Porto ter vencido em alturas do natal de 1933 o First de Viena e uma Selecção da Budapeste, jogos que foram realizados por volta do meio-dia.

Depois de abandonar o futebol, Valdemar Mota ficou ligado ao comércio. Possuía uma mercearia fina que tinha clientela seleccionada, o estabelecimento ficava próxima da entrada do Mercado do Bolhão e era frequentada pela burguesia da cidade do Porto.

Faleceu em Abril de 1966. Encontra-se sepultado no mausoléu do Futebol Clube do Porto no cemitério de Agramonte.

Palmarés

1 Campeonato de Portugal

1 Campeonato da 1ª Divisão (Portugal)

8 Campeonatos do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário