quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CUBILHAS



Teófilo Juan Cubillas Arizaga

Nasceu a 08/03/1949 em Puente Piedra, Lima no Peru. Foi considerado o melhor jogador peruano da década de setenta e é segundo a opinião de muitos, o melhor jogador de todos os tempos daquele país sul-americano.
Cubillas começou nas camadas jovens do Alianza de Lima um dos maiores clubes peruano com 16 anos e aos 20 já dava cartas na selecção principal. Jogou as eliminatórias de qualificação para o mundial de 70 no México e no mundial ajudou a selecção do Peru a chegar aos quartos de final. Nesse mundial Cubillas foi um dos melhores marcadores com 5 golos apenas menos dois do que o principal artilheiro que foi Jairzinho do Brasil.
Em 1972 foi considerado o melhor jogador sul-americano e no ano seguinte transferiu-se para o Basileia da Suiça assinando pelo Porto passados 6 meses.
Cubillas era um avançado que gostava de partir para cima dos defesas, tinha um bom controlo de bola, tinha velocidade e tinha um bom remate mas com a mudança para o Porto transformou-se num médio criativo, organizador de jogo que transportava a equipa azul e branca para a frente.
Em 1974 Cubillas não conseguiu qualificar o Peru para o mundial mas no ano seguinte conseguiu conquistar a Copa América derrotando o Brasil nas meias-finais por 3-1 marcando dois golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário